Em Vida Cristã

O valor da disciplina


Tudo começou com os estudos para o Enem há alguns anos atrás. Pra falar a verdade acredito que começou muito antes, mas na mesa de estudos ficou bem mais evidente que eu nunca fui muito disciplinada. Acho que pouca coisa testa tanto a disciplina de alguém como precisar estudar qualquer coisa que seja.  Me via sentando na cadeira bem cedo em todas as manhãs e levantando dela horas depois sem saber nem mesmo quando aconteceu a 2ª Guerra Mundial(isso não sei até hoje). A procrastinação sempre fez parte das minhas rotinas e eu sempre buscava me distrair com qualquer coisa que não fossem as tarefas que me esperavam todos os dias. Desde as mais simples como uma pia de louças sujas até as mais essenciais como a leitura bíblica e a oração.

Foi então que meu pastor iniciou o estudo de um livro na Escola Bíblica Dominical: Celebrando a Disciplina. Comecei a enxergar que a minha falta de disciplina não garantiria apenas minhas notas baixas no vestibular como também a minha fraqueza espiritual.

Percebi que não só os livros de história e da odiada matemática estavam sendo usados apenas como enfeites empoeirados para as prateleiras. Preciosos estudos, livros ricos sobre vida cristã, relacionamentos e acima de tudo a própria Bíblia não estavam sendo lidos, mesmo que eu estivesse com bastante tempo livre.

Comecei pelo primeiro, como quem faz um leve alongamento muscular para desenferrujar o esqueleto num pré treino. E comecei a exercitar de novo meus atrofiados músculos cerebrais e espirituais. Assim é a disciplina, um dia após o outro, aumentando gradativamente as horas de concentração, estudo e oração.

Até que hoje Deus me levou a um vídeo esclarecedor que daria ainda mais sentido à necessidade de ser disciplinado. O vídeo falava sobre a parábola dos talentos, mais especificamente em Mateus 25.21:
"O Senhor elogiou o servo: Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco e eu o porei sobre o muito. Venha festejar com seu senhor!" 
Na parábola o senhor viajou e deixou com 3 servos quantias diferentes de talentos, de acordo com a capacidade de cada um. Dois deles deram frutos e duplicaram o valor que tinham recebido, o terceiro enterrou seu talento por ter recebido apenas um.

Quando negligenciamos a fidelidade e a disciplina nas coisas simples e pequenas da vida estamos enterrando esses talentos. Se não consigo ser fiel a um simples estudo pra um vestibular e muito menos ao próprio estudo da palavra de Deus, como darei frutos? Como Deus me delegará tarefas maiores no Reino? Como um dia receberei 5 talentos e serei capaz de dobrá-los se o único que Deus me deu está abandonado na prateleira?

Sejamos fiéis e disciplinados inicialmente no pouco. Sejamos focados em realizar tarefas simples como para o Senhor, para que sobre coisas maiores Deus nos coloque e nos capacite a realizar. Assim poderemos um dia ouvir "Servo bom e fiel, venha festejar com seu Senhor!"










Posts relacionados

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.